Mercado Livre

A escolha competitiva para o seu negócio.

O QUE É O MERCADO LIVRE? A comercialização de energia elétrica no Brasil é realizada em dois ambientes distintos de contratação: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL).Todos os contratos, tanto no ACR quanto no ACL, são registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, e servem de base para a contabilização e liquidação de todas as posições dos agentes.

O Ambiente de Contratação Livre é um ambiente competitivo e de livre negociação entre consumidores, comercializadores e geradores. Neste ambiente os consumidores escolhem seu fornecedor e suas condições comerciais (preço, indexador, quantidade contratada, período de fornecimento, flexibilidades, condições de pagamento etc). O Ambiente de Contratação Regulada é um segmento de mercado no qual as operações de compra e venda de energia se realizam entre distribuidores, comercializadores e geradores através de leilões de energia promovidos pela CCEE, sob delegação da Aneel, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

Tipos de Consumidores

Há dois tipos de consumidores de energia elétrica no ACL:

1: Consumidores Especiais: Possuem demanda contratada igual ou maior que 500 kW e inferior a 3.000 kW. Podem contratar energia exclusivamente proveniente de usinas de fontes renováveis: eólica, solar, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou Sistemas de Cogeração Qualificada.

2: Consumidores Livres: Possuem carga maior ou igual a 3.000 kW atendidas em tensão maior ou igual a 69 kV. Também são livres para escolher seu fornecedor novas unidades consumidoras instaladas após 07 de julho de 1995 com demanda maior ou igual a 3.000 kW e atendidas em qualquer tensão.  Estes consumidores podem comprar energia de qualquer agente de geração ou comercialização de energia elétrica.

Tem interesse?

Entre em contato.

COMO FUNCIONA?

1: Fisicamente: O mercado de energia brasileiro possui um modelo de operação construído para garantir a segurança no suprimento, incentivar a expansão da geração, diversificar a matriz energética e atender a demanda dos consumidores ao menor custo. Produtores entregam energia ao sistema, e consumidores, de forma análoga, recebem energia do sistema. ONS é a instituição responsável por operar, supervisionar e controlar a geração de energia elétrica no Sistema Integrado Nacional. O ONS tem como objetivos principais o atendimento da carga nacional, a otimização de custos e a garantia de confiabilidade do sistema. Referente à qualidade da energia e à segurança de seu fornecimento não há diferenças entre consumidores livres e cativos.

2: Contratualmente:  Os consumidores livres pagam às distribuidoras pelo acesso e uso de suas redes de distribuição, em valores equivalentes aos que são pagos pelos consumidores cativos. A diferença está na compra da energia, que é livremente negociada entre as partes pelo consumidor livre, portanto, este consumidor tem total gestão pelo seu custo de energia, contrário ao modelo contratual compulsório via tarifa do consumidor cativo.